O oceano é dividido em zonas de acordo com a quantidade de luz e profundidade.
A primeira é a Zona Eufótica, que compreende a região onde há incidência suficiente de luz solar para a realização da fotossíntese. Essa zona vai até cerca de 200 metros de profundidade e é habitada por diversas espécies de peixes, moluscos, répteis e mamíferos (como baleias e golfinhos).
A segunda zona é a Zona Disfótica, situada entre 200 e 1.000 metros de profundidade. Nessa região, a intensidade da luz diminui rapidamente à medida que a profundidade aumenta. A partir de 200 metros, pouca luz consegue penetrar e a fotossíntese não é mais possível. Nessa zona, vivem seres necróvoros, que são animais que se alimentam de carcaças de animais mortos, também conhecidos como “necrófagos”. Além disso, encontram-se carnívoros como lulas e águas-vivas.
A terceira zona é a Zona Afótica, que abrange profundidades abaixo de 1.000 metros. Nessa área, a luz solar não penetra e a zona é banhada pela escuridão. É onde vivem os peixes abissais, como o peixe-pescador-das-profundezas. Esse peixe possui uma antena que emite luz produzida por uma bactéria e que serve para atrair suas presas.